A importância da regulagem do sopro em Filtros de Discos Verticais a Vácuo.
A importância da regulagem do sopro em Filtros de Discos Verticais a Vácuo.
O ciclo de operação do filtro se finaliza com o descarregamento da torta, o que se faz por meio de um “sopro” de ar comprimido, em um intervalo curto de tempo, com a pressão aproximada de 1,0 a 2,0 bar.
O sopro ocorre com o sinal magnético gerado pela aproximação entre sensor e ressaltos indicadores do centro de cada tubo de filtrado.
A correta regulagem do momento do sopro faz com que o desprendimento da torta ocorra na posição correta em relação a placa defletora e a caixa de descarga, evitando também que o elemento filtrante toque a borda da caixa ou a placa defletora no momento da descarga.
A regulagem correta do sopro, mantem o sincronismo do sensor e colar de sopro, que deve ser feita, em um filtro BRASFELT de 8’10”, conforme os seguintes passos:
1° passo (FIGURA 1) - Montar o colar de posição no cubo motriz (em alguns modelos os indicadores de posição fixados diretamente no cubo de transição do eixo principal), conforme o posicionamento indicado nas figuras abaixo.
2° passo (FIGURA 2) - Montar o suporte de fixação do sensor e sensores conforme o posicionamento indicado nas figuras abaixo.


